Consulta com Endocrinologista
A Endocrinologia visa reconhecer e tratar os problemas hormonais, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo. O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e portanto, as alterações hormonais podem provocar diversas doenças, envolvendo o organismo como um todo.
Assim, deve-se consultar o endocrinologista no surgimento de sinais que podem indicar alteração na produção de hormônios. Como dificuldade para perder peso, ganho de peso fácil, excesso de pelos nas mulheres e crescimento das mamas nos meninos, por exemplo, já que pode estar relacionados com alterações na tireoide, diabetes ou obesidade.
"O bom médico trata as doenças, mas o excelente médico trata o paciente"
Hipócrates
Dra. Roberta Fontes Santiago
CRM 13406 BA
RQE 8304 - Endocrinologia e Metabologia
RQE 8302 - Clínica Médica
Avaliação Pré e Pós Cirurgia Bariátrica, Diabetes, Distúrbio de Tireóide, Reposição Hormonal, Obesidade, Colesterol Alto, entre outras avaliações.
Clique abaixo e agende sua avaliação
Somos a clínica mais bem avaliada de Lauro de Freitas
Somos 5 no Google
10 motivos para buscar um Endocrinologista
Obesidade
O acúmulo de gordura no organismo pode levar a várias doenças, desde diabetes até problemas de locomoção e pressão alta, por exemplo. Havendo um problema de metabolismo relacionado ao ganho de peso, o endocrinologista poderá indicar o tratamento adequado para que o corpo absorva seus nutrientes da maneira correta, além de prescrever moderadores de apetite, quando for o caso.
Reposição
Hormonal
A terapia de reposição hormonal da mulher ocorre na menopausa, fase em que o corpo da mulher para de produzir os hormônios estrogênio e progesterona.
A terapia de reposição hormonal com testosterona é a forma mais utilizada no tratamento dos homens com déficit de hormônio masculino e tem como objetivo restabelecer os níveis normais do hormônio masculino e diminuir os sintomas relacionados ao hipogonadismo.
Diabete
Diabetes acontece pela falta de insulina e/ou pela incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento do açúcar no sangue.
Os principais sintomas da diabetes costumam ser sede e fome intensas, urina em excesso e perda grande de peso, e podem se manifestar em qualquer idade. A a diabetes tipo 1 costuma surgir durante a infância e adolescência. A diabetes tipo 2 está mais relacionada com o excesso de peso e a má alimentação.
Colesterol
Alto
O colesterol é fundamental para o funcionamento do organismo:
HDL – conhecido como “bom colesterol”. Transporta as gorduras de dentro das artérias até o fígado, de onde serão eliminadas do organismo.
LDL – conhecido como “mau colesterol”. O LDL pode acumular nas artérias e bloqueá-las, causando uma série de complicações.
VLDL – é um tipo de colesterol que transporta mais triglicérides do que colesterol. Em níveis mais altos pode causar acúmulo de gordura nas artérias.
Distúrbio de
Tireóide
Podendo ser hipo e hipertireoidismo, bócio e tireoidite de Hashimoto, por exemplo. Sendo nesses casos, podendo ser indicada a dosagem dos hormônios TSH, T3 e T4, que são hormônios cuja produção pode estar aumentada ou diminuída de acordo com a alteração da glândula tireoide.
Osteoporose
A osteoporose é uma doença em que há diminuição da massa óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando o risco de fratura. Na maioria dos casos, a osteoporose não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, sendo o diagnóstico realizado após a ocorrência de fraturas, por exemplo.
A primeira etapa da degeneração óssea, chamada osteopenia, tem início com o desequilíbrio entre as células de absorção e de regeneração.
Distúrbio de
Crescimento
Criança que cresce demais ou que cresce de menos pode estar com alterações hormonais, nutricionais ou genéticas. Só um endócrino poderá avaliar com cautela os tratamentos necessários.
Nanismo ou gigantismo, uma vez que essas situações têm relação com os níveis do hormônio GH no organismo.
Distúrbio de
Libido
O Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo (TDSH) é uma disfunção sexual caracterizada pela deficiência ou a ausência persistente ou recorrente de desejo ou fantasia sexual para a atividade sexual conduzindo a acentuando sofrimento e dificuldades interpessoais. Esta disfunção sexual pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres.
Ovário
Policístico
A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.
É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de micro cistos nos ovários. Atinge cerca de 7% das mulheres na idade reprodutiva.
Excesso de
Pelos
O hirsutismo afeta 5% a 10% da população feminina. É caracterizado pelo crescimento anormal de pelos em áreas pouco comuns e androgênio dependentes como rosto, tórax, abdome e costas. Em 80% dos casos, está relacionado com um excesso de produção de hormônios masculinos (androgênios) pelos ovários e/ou glândulas suprarrenais, sendo a causa mais frequente deste aumento da produção de androgênios a síndrome do ovário policístico (SOP).
Horário de Funcionamento
Clínica
Laboratório
P.H Serviços Médicos Ltda
CNPJ: 21.876.686/0001-59
Segunda a Sexta
8:00h às 18:00h
Sábado
8:00h às 12:00h
Laboratório
Coleta
Segunda a Sexta:
07:00h às 15:00h
Sábado:
7:00h às 11:00h
Entrega de Resultados e Orçamentos
Segunda a Sexta:
07:00h às 18:00h
Sábado:
7:00h às 12:00h
P.H Serviços Médicos Ltda.
CNPJ: 21.876.686/0001-59
Rua Pelicano, N°506, Edf. Tropical Center,
Salas 201 e 208 – Pitangueiras
Lauro de Freitas / BA – CEP: 42.701-340
Tel.: (71) 3508-4948 / 99417-7828
contato@phdcardio.com.br